INSS Cartão Magnético

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que, a partir de 2020, todos os novos beneficiários receberão o primeiro pagamento do INSS através do cartão magnético, que também terá a função de débito.

Dessa forma, o segurado poderá utilizar o cartão-benefício para fazer compras no débito e não precisará sacar o dinheiro todo de uma só vez.

Hoje, o INSS envia uma carta para o segurado ter acesso ao primeiro pagamento. Com o documento em mãos, é preciso visitar uma agência bancária indicada pelo órgão e apresentar sua identificação.

Quem não possui conta corrente pode solicitar a emissão do cartão magnético. Nesse caso, só é permitido sacar o valor total do benefício mensal.

Já os segurados que possuem conta corrente podem optar pelo crédito em conta.

Dessa maneira, a movimentação dos valores da aposentadoria segue as regras da conta normalmente. O aposentado também pode optar por sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco.

É importante lembrar que o segurado não será obrigado a abrir conta em nenhum banco, pois o cartão será atrelado à conta-benefício. Com isso, nenhuma taxa ou anuidade será cobrada do beneficiário.

Mais segurança no pagamento do INSS

Segundo o INSS, a mudança levará mais segurança ao beneficiário, uma vez que elimina o saque do pagamento de uma só vez, no caso daqueles que optarem pelo cartão magnético para receber o pagamento do INSS.

Assim, a medida evita que o segurado saia da agência com todo o valor.



Fonte: INSTITUTO DE LONGEVIDADE
Data: 26/08/2019